Pode parecer uma questão irrisória, mas a árvore genealógica da família lhe garante acesso às histórias e aos costumes dos seus antepassados. Muitas pessoas se perguntam de onde vieram, mas poucas realmente vão atrás e seguem esse instinto. 

Se você está aqui, certamente é uma dessas pessoas que querem descobrir as origens da sua família. Iremos te explicar o que é e como montar árvore genealógica para cidadania italiana. 

O que é uma árvore genealógica da família?

A árvore genealógica consiste num estudo de gerações, usado para demonstrar as origens de um indivíduo. Nela você encontrará tanto parentes mais próximos quanto mais distantes, para que tenha uma visão ampla de onde você veio. 

Traçando uma analogia com uma árvore real, o tronco são as relações (casamentos e conexões familiares); as folhas são as pessoas. Os galhos mais finos, seriam seus pais; já os mais grossos, por serem mais antigos, são seus antepassados.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que seria uma árvore genealógica da sua família, observe o exemplos abaixo: 

exemplo árvore genealógica

desenho árvore genealógica

Em todos os países há uma mistura de sobrenomes e famílias, aqui no Brasil isso existe de uma forma mais exacerbada dada a história do país. O período colonial trouxe grandes mudanças para nossas terras, e muitas resistem até os dias de hoje.

Entre os países europeus, é a Itália que exerce maior influência. Hoje, o Brasil possui a maior comunidade italiana fora de solo italiano. Isso se deve ao período que ficou marcado pela Grande Imigração. 

Nele, mais de um milhão de italianos vieram para cá em busca de melhores condições de vida. Então, por que fazer uma árvore genealógica? Para descobrir suas origens. A Itália não foi o único país que pisou aqui. Não é possível que você não possua um pingo de curiosidade? 

Acesse também:  Histórias de família

Entre Silvas e Pereiras, existem Bittencourt, Schmidt e Piquet. Sabe a origem desses sobrenomes? De qual ramo da família? Esse é o propósito da árvore genealógica, encontrar respostas. 

É por ela que muitas pessoas acabam descobrindo serem descendentes de estrangeiro, já pensou ser este o seu caso?

Como fazer a árvore genealógica da família para cidadania italiana

O primeiro passo para fazer a árvore genealógica da sua família é coletar informações. Principalmente em famílias grandes, sempre ouvimos histórias quando crianças. Se você já sabe que possui ascendente italiano e tem o desejo de reconhecer sua cidadania italiana, comece por esse lado da família! 

Comece por pessoas próximas, pais, tios, irmãos e primos. A maneira que você escolher montar sua árvore não faz diferença, seja de baixo para cima ou vice versa, basta seguir a linha generacional.

Conforme você vai juntando informações, irá se deparar com parentes que já não conhece e não possui ideia de quem são. Assim, para que a sua árvore esteja o mais completa e correta possível, você precisará comprovar sua ascendência por meio de documentos. Acompanhe no parágrafo abaixo. 

Hoje em dia, esse processo pode ser feito de modo mais simples, por meio da internet. Sites como FamilySearch e MyHeritage possuem uma base de dados com mais de 10 bilhões de registros históricos e dados de outras pessoas e famílias que você pode ir adicionando na sua árvore, caso tenham relação. 

Assista nosso vídeo sobre como montar a árvore genealógica da sua família.

Quais documentos são importantes para montar a árvore genealógica?

Os documentos para montar a árvore genealógica para cidadania italiana (e para qualquer outra nacionalidade ou simplesmente desejo próprio), são: 

Certidões de:

  1. Nascimento;
  2. Casamento; e
  3. Óbito. 

Esses documentos são necessários, pois precisamos de documentos oficiais quando chegamos em parentes como bisavós e tataravós a fim de provar que realmente são seus ascendentes

Isso se dá, pois conforme você vai progredindo em sua busca, esses documentos se tornam mais difíceis de serem encontrados e, caso você adicione uma pessoa errada na sua árvore, ela pode ser comprometida e o seu suposto direito à dupla cidadania uma farsa. 

Acesse também:  O ÓLEO DE OLIVA É PARTE DA ITÁLIA

O que pode acontecer é não encontrar algum desses papéis. Infelizmente, por serem muito antigos, na época que o seu antenati viveu não devia existir um cartório, nesses casos, a Igreja que era responsável por fazer essa identificação. 

Ou seja, se na sua busca você não encontrar um documento, não se preocupe. Existem outros meios e outros lugares em que você pode fazer isso, seja em paróquias, arquivos nacionais ou cartórios locais. 

Ademais, se o documento for de um estrangeiro, os consulados podem te ajudar a encontrar o local onde esses papéis estão arquivados.

O que fazer depois de ter montado a árvore genealógica da família?

Caso você tenha encontrado de fato um ascendente italiano, o próximo passo para o reconhecimento da sua cidadania é fazer uma análise dos documentos encontrados e da árvore genealógica. 

Esse processo é feito por um advogado, que irá analisar se todos os documentos estão corretos, se as datas batem umas com as outras e se as retificações são necessárias. Geralmente, em casos de antenatos italianos, precisa-se retificar o nome. 

Muitas vezes, pelas pessoas não entenderem o sotaque italiano, cartórios brasileiros e outras entidades de identificação cometiam erro; como: transformar Giuseppe em José, entre outros.

O que fazer se não encontrar alguma certidão da família?

Como falamos acima, pode ocorrer de você não encontrar um documento, uma certidão, durante sua busca. Esse não é um problema a se temer. Veja que, antigamente na Itália, ao se casar com alguém não eram solicitados documentos que comprovassem essa união. Se o documento não existe, não tem como você adquiri-lo, não é? 

É por isso que existe a análise documental. Existem formas de comprovar essa união, e a análise que irá dizer se seus documentos estão corretos, se a grafia dos nomes e as datas batem em todas as certidões. 

Felizmente, para você, nós da Cidadania4u oferecemos o serviço de Pesquisa e Investigação Genealógica. Sabemos que o processo é, além de oneroso, cansativo. Pessoas passam anos tentando montar a árvore genealógica para cidadania italiana sozinhos, e foi pensando em você que passamos a ofertar essas pesquisas.

Acesse também:  Brasileiros precisam de visto para visitar ou morar em Dubai?

Não apresse as coisas

Sabemos muito bem que a busca pela árvore genealógica da família para cidadania italiana é um processo cansativo e que demora muito. Mas isso não quer dizer que você não terá a sua dupla cidadania ou sua pasta em mãos. 

Pelo contrário! Se você já começou essa odisseia, quer dizer que está mais próximo do fim que do começo, e basta dar mais um passo para o reconhecimento da sua cidadania italiana. 

Se esse conteúdo te ajudou, nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre cidadania italiana e portuguesa.

Instagram

Facebook

Youtube