Nada como viajar e conhecer novas culturas, artes, pessoas e histórias, não é mesmo? E as cidades italianas contam com tudo isso e muito mais! 

Se você está planejando uma viagem para a Itália, mas não sabe quais locais visitar durante sua estadia, então leia este artigo para descobrir oito destinos que todo turista precisa conhecer quando for ao país! 

Quais são as principais cidades italianas que você precisa visitar? 

O país está localizado em um local bastante estratégico, fazendo divisão com a França, Suíça, Áustria, Eslovênia, entre outros. Além disso, a sua região sul é banhada pelos mares Adriático, Jônico e Tirreno.

A Itália é muito mais do que a Torre de Pisa ou os pratos icônicos como lasanha, carbonara e pizza. O país é diverso e cheio de belezas naturais e históricas para conhecer. Por esse motivo reunimos uma lista de cidades italianas que valem muito a pena inserir no roteiro de viagens. Confira abaixo alguns exemplos!

1. Roma

Essa lista precisa começar com uma das cidades mais importantes da história mundial: Roma. A relevância histórica da região é inegável e visitá-la precisa ser uma prioridade de quem vai viajar para a Itália. 

Os monumentos da cidade são milenares e de uma beleza impressionante. Entre eles, estão: 

  • o Coliseu;
  • o Vaticano;
  • o Foro Romano;
  • as piazzas;
  • as catedrais;
  • os templos;
  • entre outros.

Há tantos locais para conhecer que é melhor planejar direitinho para conseguir visitar a maior quantidade possível!

2. Veneza

Outra cidade italiana de tirar o fôlego é Veneza. Conhecida como uma das regiões mais românticas do mundo, recebe milhares de visitantes que passeiam pelos canais venezianos por meio das famosas gôndolas. 

Além disso, há diversos pontos turísticos na cidade como a Praça San Marco, a Ponte Rialto, a Ponte dos Suspiros, entre outros locais com histórias incríveis. 

Acesse também:  Sabores da Itália: 12 melhores regiões de vinhos italianos
canais de veneza itália

3. Florença

Florença é uma das cidades italianas mais bonitas e foi o berço do renascimento. Para os amantes da arte, é impossível não incluir a região no roteiro de viagem. Visite galerias e museus para apreciar as obras de grandes nomes, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello, entre outros. 

A estátua de David, de Michelangelo, fica na Galeria da Academia em Florença e é uma das obras de arte mais aclamadas da humanidade. Vê-la de perto é uma chance que você não pode perder!

florença itália

4. Gênova

Gênova é mais um ponto de parada para sua lista de viagem! A cidade representa um encontro de diferentes culturas e há várias opções de locais para visitar. Entre eles:

  • a Lanterna de Gênova, um dos faróis mais antigos do mundo e um monumento de 76 metros de altura, que atualmente é um museu;
  • o Aquário de Gênova, uma atração que ensina e ao mesmo tempo diverte os visitantes. É o local perfeito para levar a família, das crianças aos adultos.

5. Pompeia

Você provavelmente conhece a história — e tragédia — de Pompéia, uma antiga cidade italiana que foi totalmente destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. Atualmente, a região é um sítio arqueológico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Apesar de contar um episódio triste que foi o desastre natural que a população dali sofreu, vale a pena visitar o local para conhecer mais sobre a história da cidade e entender como era o cotidiano de seus antigos moradores.

As ruínas de Pompéia estão conservadas e servem de grande registro histórico e cultural. Além da região, cidades vizinhas, como Herculano e Stabia, também foram destruídas e você pode conhecer mais sobre esses sítios arqueológicos.

pompeia itália

6. Nápoles

Nápoles é mais uma das cidades italianas para acrescentar à sua lista de passeios. Localizada no sul da Itália, a região divide opiniões: alguns amam, outros nem tanto. A cidade tem uma reputação um pouco caótica — devido ao seu trânsito, por exemplo —, mas ao mesmo tempo alegre e colorida. 

Acesse também:  COMO ENTRAR LEGALMENTE NOS EUA COM PASSAPORTE ITALIANO

Lá há muito o que se visitar, desde basílicas, castelos, igrejas e galerias de arte. Ah, e claro: as pizzarias da cidade são excelentes!

7. Milão

Milão é um dos símbolos da moda mundial. A capital italiana é admirada por muitas pessoas que fazem parte do universo fashion e que desejam fazer compras nas lojas de grife mais aclamadas do mundo, como:

  • Giorgio Armani;
  • Dolce & Gabbana;
  • Versace;
  • Moschino;
  • Chanel;
  • Dior,
  • entre outras. 

8. Bolonha

Bolonha é mais uma das cidades italianas que esbanja riqueza cultural e histórica. A região é onde está localizada a universidade mais antiga do ocidente. Além disso, conta com uma arquitetura repleta de prédios medievais de terracota e monumentos como as Torres Asinelli. 

Outro fato curioso é a gastronomia do lugar. Afinal, é de lá que vem o molho bolonhesa (ragù) e a nossa adorada lasanha. 

O que achou das sugestões? Qual você gostaria de visitar? Deixe seu comentário! 

Há muitas outras cidades às quais visitar no país. Nos diga nos comentários se tem alguma que você acha que também deveria estar nessa lista! Continue lendo o blog Cidadania4u e conheça os pontos turísticos da Itália!